sábado, abril 30, 2011

Ateliês de Escrita Criativa

Pedaços de Mim
2º e 3º Ciclo do Ensino Básico , Ensino Secundário e adultos
As palavras são como um jogo, sem fim. Podemos amontoá-las sem forma como uma qualquer construção, sem razão nem significado. Podemos também escolhê-las, uma a uma, por aquilo que valem e podem expressar.
Neste ateliê esboçamos imagens a partir de palavras soltas, cheias de sentido, palavras… que são como pedaços de mim.



A Ilha das Palavras
1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Desafiados a iniciar uma viagem, os participantes levam na bagagem apenas algumas das suas palavras favoritas. Como decorrerá esta aventura que conduz tão extraordinários viajantes pelo mar da imaginação? E o que fazer com tão insólita bagagem? Quais as palavras que guardarão e quais as que irão abandonar ao primeiro sinal de perigo?
A ilha das palavras é apenas o começo de um caminho mágico que vamos desvendar ao ritmo das palavras que cada um transporta consigo.
Um ateliê que favorece a participação de todas as crianças, pondo à prova a criatividade, mas também a capacidade de diálogo e entreajuda.



Monstros Debaixo da Língua
1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Como nascem afinal as palavras? Como se criam? Como crescem? Neste ateliê os participantes inventam palavras novas a partir de raízes etimológicas de origem grega, latina, árabe ou crioula, ao mesmo tempo que plasticamente criam e descrevem as suas características físicas, o local onde vivem, e outros tantos hábitos, dando-nos a conhecer estes inigualáveis pequenos monstros…




Histórias de Marinhar
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Uma viagem mágica pelo mundo da criação de histórias e aventuras oceânicas. Uma mão cheia de palavras, desafios, navegadores, seres fantásticos, terras distantes, perigos e até inimigos inesperados, que convidam os mais pequenos a apelar à imaginação e a construir momentos narrativos inesquecíveis.






Onde se Escondem as Histórias?


1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Concepção Leonor Tenreiro


Escrever é imaginar, e imaginar já é escrever. Mas às vezes precisamos de um empurrão para "magicar" histórias na cabeça e no papel. A escrita é como um músculo, se for bem trabalhado, faz-nos percorrer quilómetros e subir às montanhas mais altas! Não deixes a caneta fechada no estojo e o papel guardado na gaveta! Vamos construir histórias em conjunto! A escrever e a contar pomos a imaginação a circular!



Por Trás das Letras


1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Concepção Leonor Tenreiro


Tudo começa com uma ideia! Quando conseguimos descobri-la e acreditar nela, temos que meter as mãos à obra para lhe dar forma. Há que pensar nas personagens, quem são, de onde vêm, e no que lhes vai acontecer; a isso chama-se acção. Desenhado o plano, falta criar os diálogos que façam as personagens relacionar-se umas com as outras, e até com os futuros leitores. Passo a passo nasce um livro. Vamos aprender como se faz?






Actividades Lúdico - Pedagógicas

O Peixinho vai Nadando
Pré-escolar, pais e filhos
Uma actividade que procura estimular a educação da criança para o respeito pelo mar e pela preservação deste meio-ambiente. Vamos criar esse lugar fantástico onde todos os peixinhos e seres marinhos querem morar: um imenso mar azul, onde corais e algas desafiam a passeios e festas subaquáticas.


Puzzle Fantástico
Pré-escolar, 1º ciclo do Ensino Básico (1º e 2º anos), pais e filhos e Ensino Especial
Construir monstros marinhos: uns bons e felizes, outros maus e tristes, para num painel mágico contar a história de como vivem todos juntos no fundo do mar. Com estas construções e desconstruções animalescas as crianças brincam com os seus medos num lugar mágico, de mistérios e seres fantásticos – O Mar.


Vou de Viagem, o que Levo na Bagagem
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos
Uma mala e alguns objectos dispersos no interior. A quem pertence? Poderemos saber de que viagem se trata? Será que estes objectos nos podem fornecer a resposta de que precisamos? Que viagem é esta? E qual o viajante?
Através de pequenas pistas, e alguma investigação seguimos o rasto de alguns dos maiores exploradores e aventureiros de todos os tempos.
Este é uma ateliê que explora aspectos da História das grandes viagens e explorações realizadas pelo Homem, para dar finalmente lugar a experiências e dramatizações realizadas pelas próprias crianças.



Caça ao Tesouro
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Sentido de descoberta, orientação, trabalho em equipa, e alguns conhecimentos de História são as ferramentas que precisamos para viajar pelo Padrão dos Descobrimentos e desvendar os seus segredos. Uma rota para disputar entre várias equipas, onde não faltam obstáculos a transpor e algumas tarefas a desempenhar.


O Grande Jogo dos Descobrimentos


1º e 2º ciclos do Ensino Básico


Um jogo da glória gigante, dois dados, duas equipas de destemidos marinheiros e um desafio, onde tudo pode acontecer! Um jogo que se converte numa viagem cheia de peripécias, numa grande aventura de Lisboa ao Extremo Oriente.




Entre Fronteiras



1º e º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos



Uma mala, uma identidade, e uma viagem imaginária constituem o ponto de partida deste atelier. Sob a forma de um jogo de dramatização, são trabalhados conceitos que fazem parte do fenómeno das migrações que ocorrem entre todos os povos, e por todo o mundo. O desafio criado ao longo deste percurso envolve escolhas e decisões das crianças, procurando favorecer a reflexão conjunta sobre estes movimentos, os seus actores e os diferentes cenários de adaptação a uma nova vida. Um atelier que convida à participação de todas as crianças, estimulando a capacidade de diálogo, reflexão e espírito crítico.




A Luz é como o Mar


1º e 2º ciclos (1º ano) do Ensino Básico, pais e filhos


Oficina de artes plásticas e teatro


Concepção Miguel Fragata


Com Miguel Fragata e Susana Gaspar


Esta oficina encontra-se sujeita à realização de um número limitado de sessões


A luz é como a água: abre-se a torneira e ela jorra. Jorra de tal modo que ao fim de um bocado forma um mar, depois um oceano, depois uma tempestade. Dois irmãos, que sabem que a luz é como a água, põem em marcha um plano: todas as quartas-feiras à noite, em silêncio, partem uma lâmpada acesa e vêem escorrer um pequeno mar de luz que vai invadindo a casa. Para navegar, todos sabem que é preciso barco, remos, bóia e barbatanas, e uma rosa-dos-ventos para orientação. Mas poucos sabem que a luz lá de casa faz navegar sofás que são leões-marinhos, xailes que se trnasformam em raias, ou dentaduras da avó feitas piranhas...



Uma oficina para fazer uma verdadeira exploração marítima dentro de casa, dentro de água, dentro da luz.


















Visitas

Visita Guiada
Público geral (Português, Castelhano, Francês e Inglês), grupos escolares
A visita oferece uma visão geral sobre a origem do Monumento e a sua integração nas comemorações e Exposição do Mundo Português, realizada em 1940. É também dado a conhecer um percurso sintético sobre os Descobrimentos Portugueses; alguns dos seus protagonistas, as grandes viagens e descobertas, e o admirável encontro com outros povos e culturas.


Visita Encenada
1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Esta visita propõe um percurso animado por pequenas recriações históricas de factos e personagens associados ao tema dos Descobrimentos Portugueses. D. João II, Vasco da Gama ou Fernão Mendes Pinto são algumas das figuras históricas que poderão acompanhar os visitantes neste percurso dinâmico.

A Primeira Visita
1º ciclo do Ensino Básico (1º e 2º anos)
Para os mais pequenos o Serviço Educativo propõe uma breve visita para dar a conhecer alguns aspectos da História do Monumento, a sua ligação com o Mar e as Viagens de Descobrimento.
Esta opção permite ainda proporcionar às crianças a realização de algum dos outros ateliers disponíveis ou um momento lúdico no topo da caravela de pedra, chamada Padrão dos Descobrimentos, onde a criança pode descobrir sozinha, através de um pequeno periscópio manual, toda a paisagem envolvente.




Um Monumento Singular


Público geral, 3º ciclo do Ensino Básico (9ºano) e Ensino Secundário


Visita orientada para a interpretação histórica e artística do monumento, visando o seu enquadramento na Exposição do Mundo Português, na história da arquitectura, da escultura e do urbanismo, e a sua exploração iconográfica à luz das orientações estéticas e propangandísticas defendidas pelo Estado Novo.





Seguidores