sábado, abril 30, 2011

Ateliês de Escrita Criativa

Pedaços de Mim
2º e 3º Ciclo do Ensino Básico , Ensino Secundário e adultos
As palavras são como um jogo, sem fim. Podemos amontoá-las sem forma como uma qualquer construção, sem razão nem significado. Podemos também escolhê-las, uma a uma, por aquilo que valem e podem expressar.
Neste ateliê esboçamos imagens a partir de palavras soltas, cheias de sentido, palavras… que são como pedaços de mim.



A Ilha das Palavras
1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Desafiados a iniciar uma viagem, os participantes levam na bagagem apenas algumas das suas palavras favoritas. Como decorrerá esta aventura que conduz tão extraordinários viajantes pelo mar da imaginação? E o que fazer com tão insólita bagagem? Quais as palavras que guardarão e quais as que irão abandonar ao primeiro sinal de perigo?
A ilha das palavras é apenas o começo de um caminho mágico que vamos desvendar ao ritmo das palavras que cada um transporta consigo.
Um ateliê que favorece a participação de todas as crianças, pondo à prova a criatividade, mas também a capacidade de diálogo e entreajuda.



Monstros Debaixo da Língua
1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Como nascem afinal as palavras? Como se criam? Como crescem? Neste ateliê os participantes inventam palavras novas a partir de raízes etimológicas de origem grega, latina, árabe ou crioula, ao mesmo tempo que plasticamente criam e descrevem as suas características físicas, o local onde vivem, e outros tantos hábitos, dando-nos a conhecer estes inigualáveis pequenos monstros…




Histórias de Marinhar
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Uma viagem mágica pelo mundo da criação de histórias e aventuras oceânicas. Uma mão cheia de palavras, desafios, navegadores, seres fantásticos, terras distantes, perigos e até inimigos inesperados, que convidam os mais pequenos a apelar à imaginação e a construir momentos narrativos inesquecíveis.






Onde se Escondem as Histórias?


1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Concepção Leonor Tenreiro


Escrever é imaginar, e imaginar já é escrever. Mas às vezes precisamos de um empurrão para "magicar" histórias na cabeça e no papel. A escrita é como um músculo, se for bem trabalhado, faz-nos percorrer quilómetros e subir às montanhas mais altas! Não deixes a caneta fechada no estojo e o papel guardado na gaveta! Vamos construir histórias em conjunto! A escrever e a contar pomos a imaginação a circular!



Por Trás das Letras


1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Concepção Leonor Tenreiro


Tudo começa com uma ideia! Quando conseguimos descobri-la e acreditar nela, temos que meter as mãos à obra para lhe dar forma. Há que pensar nas personagens, quem são, de onde vêm, e no que lhes vai acontecer; a isso chama-se acção. Desenhado o plano, falta criar os diálogos que façam as personagens relacionar-se umas com as outras, e até com os futuros leitores. Passo a passo nasce um livro. Vamos aprender como se faz?






Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores