sábado, abril 30, 2011

Actividades Lúdico - Pedagógicas

O Peixinho vai Nadando
Pré-escolar, pais e filhos
Uma actividade que procura estimular a educação da criança para o respeito pelo mar e pela preservação deste meio-ambiente. Vamos criar esse lugar fantástico onde todos os peixinhos e seres marinhos querem morar: um imenso mar azul, onde corais e algas desafiam a passeios e festas subaquáticas.


Puzzle Fantástico
Pré-escolar, 1º ciclo do Ensino Básico (1º e 2º anos), pais e filhos e Ensino Especial
Construir monstros marinhos: uns bons e felizes, outros maus e tristes, para num painel mágico contar a história de como vivem todos juntos no fundo do mar. Com estas construções e desconstruções animalescas as crianças brincam com os seus medos num lugar mágico, de mistérios e seres fantásticos – O Mar.


Vou de Viagem, o que Levo na Bagagem
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos
Uma mala e alguns objectos dispersos no interior. A quem pertence? Poderemos saber de que viagem se trata? Será que estes objectos nos podem fornecer a resposta de que precisamos? Que viagem é esta? E qual o viajante?
Através de pequenas pistas, e alguma investigação seguimos o rasto de alguns dos maiores exploradores e aventureiros de todos os tempos.
Este é uma ateliê que explora aspectos da História das grandes viagens e explorações realizadas pelo Homem, para dar finalmente lugar a experiências e dramatizações realizadas pelas próprias crianças.



Caça ao Tesouro
1º e 2º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos


Sentido de descoberta, orientação, trabalho em equipa, e alguns conhecimentos de História são as ferramentas que precisamos para viajar pelo Padrão dos Descobrimentos e desvendar os seus segredos. Uma rota para disputar entre várias equipas, onde não faltam obstáculos a transpor e algumas tarefas a desempenhar.


O Grande Jogo dos Descobrimentos


1º e 2º ciclos do Ensino Básico


Um jogo da glória gigante, dois dados, duas equipas de destemidos marinheiros e um desafio, onde tudo pode acontecer! Um jogo que se converte numa viagem cheia de peripécias, numa grande aventura de Lisboa ao Extremo Oriente.




Entre Fronteiras



1º e º ciclos do Ensino Básico, pais e filhos



Uma mala, uma identidade, e uma viagem imaginária constituem o ponto de partida deste atelier. Sob a forma de um jogo de dramatização, são trabalhados conceitos que fazem parte do fenómeno das migrações que ocorrem entre todos os povos, e por todo o mundo. O desafio criado ao longo deste percurso envolve escolhas e decisões das crianças, procurando favorecer a reflexão conjunta sobre estes movimentos, os seus actores e os diferentes cenários de adaptação a uma nova vida. Um atelier que convida à participação de todas as crianças, estimulando a capacidade de diálogo, reflexão e espírito crítico.




A Luz é como o Mar


1º e 2º ciclos (1º ano) do Ensino Básico, pais e filhos


Oficina de artes plásticas e teatro


Concepção Miguel Fragata


Com Miguel Fragata e Susana Gaspar


Esta oficina encontra-se sujeita à realização de um número limitado de sessões


A luz é como a água: abre-se a torneira e ela jorra. Jorra de tal modo que ao fim de um bocado forma um mar, depois um oceano, depois uma tempestade. Dois irmãos, que sabem que a luz é como a água, põem em marcha um plano: todas as quartas-feiras à noite, em silêncio, partem uma lâmpada acesa e vêem escorrer um pequeno mar de luz que vai invadindo a casa. Para navegar, todos sabem que é preciso barco, remos, bóia e barbatanas, e uma rosa-dos-ventos para orientação. Mas poucos sabem que a luz lá de casa faz navegar sofás que são leões-marinhos, xailes que se trnasformam em raias, ou dentaduras da avó feitas piranhas...



Uma oficina para fazer uma verdadeira exploração marítima dentro de casa, dentro de água, dentro da luz.


















Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores